PRIMEIRA ABORDAGEM SOBRE A PESCA DA SARDINHA-BANDEIRA, Opisthonema oglinum (LESUEUR, 1818) EM CAPONGA, CASCAVEL – CEARÁ, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v45i1.139Palavras-chave:
pesca artesanal, sardinha-bandeira, opisthonema oglinum, capongaResumo
Nesta pesquisa foram realizadas visitas à praia da Caponga no período de abril a outubro de 2010. Foram coletados dados para a descrição da pesca da sardinha bandeira, Opisthonema oglinum, a caracterização da área e para o conhecimento das relações comerciais realizadas pelos pescadores. Também foram coletados e analisados os dados de produção pesqueira de sardinha no período de 2001 a 2008. A espécie estudada representou 8,6% da produção total de pescado obtido na costa cearense em 2006. E entre 2001 e 2008, atingiu 30,4 t do total de pescado desembarcado em Cascavel. São envolvidas pequenas embarcações chamadas paquetes. Rede de espera é o aparelho de pesca utilizado nesta faina pesqueira. Apesar de ser uma das espécies mais importantes na pesca artesanal da região, estudos relacionados à pesca de sardinha são ainda escassos. A comercialização da produção segue diversos caminhos, partindo dos pescadores e/ou dos donos de embarcações para os atravessadores, restaurantes e consumidores finais. A pesca da sardinha ocorre diariamente, durante todo o ano em Caponga e tal cenário pode gerar uma explotação desordenada de seus estoques, na medida em que estão sendo exercidas constantes pressões de pesca.Downloads
Publicado
2012-06-01
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).