COCONUT WATER, Cocos nucifera Linnaeus, AN ALTERNATIVE GROWTH MEDIUM FOR Staphylococcus aureus
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v45i1.140Palavras-chave:
água de coco, meio de crescimento, Staphylococcus aureus.Resumo
Devido à disponibilidade do coco, Cocos nucifera L., no Estado do Ceará, seu baixo custo e a composição química de sua água, rica em carboidratos e sais minerais, este trabalho foi realizado com o objetivo de se estudar o crescimento microbiano da bactéria Staphylococcus aureus, utilizando a água de coco como meio de cultura alternativo. Para a realização do experimento a água de coco liofilizada foi hidratada e após uma pré-filtragem foi esterilizada por filtração em membrana Millipore de 0,22 µm. Em seguida, S. aureus foi inoculado em três diferentes meios. O primeiro meio contendo apenas água de coco (M1), o segundo contendo água de coco adicionada de 1% de peptona-Difco (M2) e o terceiro o meio – controle, caldo BHI (M3). Após o cultivo de 12 horas, e agitação de 140 rpm a 35ºC observou-se que o crescimento do microrganismo nos meios M2 e M3 não diferiam entre si, estatisticamente, ambos apresentaram bom crescimento microbiano. Conclui-se que água de coco poder ser utilizada como meio base no crescimento de Staphylococcus aureus necessitando apenas de uma fonte de nitrogênio adicional.Downloads
Publicado
2012-06-01
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).