EFEITO DOS POLISSACARÍDEOS SULFATADOS EXTRAÍDOS DA ALGA VERMELHA Halymenia pseudofloresia NA SOBREVIVÊNCIA DO CAMARÃO Litopenaeus vannamei
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v44i2.159Palavras-chave:
halymenia pseudofloresia, litopenaeus vannamei, polissacarídeos sulfatados, sobrevivênciaResumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de polissacarídeos sulfatados (PS), extraídos da alga marinha vermelha Halymenia pseudofloresia, na sobrevivência do camarão branco do Pacífico, Litopenaeus vannamei, submetido à condições de estresse. Os PS foram extraídos através de digestão enzimática, a partir de algas marinhas coletadas na Praia de Fleixeiras/CE. O experimento constou de três tratamentos com diferentes doses de PS (0,5 μg.L-1, 1,5 μg.L-1 e 1,0 mg.L-1), administradas através de banhos de imersão, e um controle, sem PS, com três repetições cada. O experimento teve uma duração de 20 dias, dos quais os primeiros 15 dias foram para a aplicação dos banhos de imersão e os últimos 5 dias para a indução do estresse, através da supressão da troca de água do cultivo. A administração das doses foi realizada, duas vezes por dia, após as trocas de água e antes da alimentação dos animais. Após a indução do estresse, os camarões do tratamento 1,0 mg.L-1 apresentaram uma mortalidade significativamente menor do que as observadas nos tratamentos controle e 0,5 mg.L-1. Ao final do experimento, os camarões do tratamento 1,0 mg.L-1 também foram submetidos a uma extração de PS e o fracionamento destes, em coluna de DEAE-celulose, resultou em um perfil cromatográfico semelhante do obtido para os PS extraídos da alga marinha. Os resultados mostraram que a administração de 1,0 mg.L-1 de PS de H. pseudofloresia foi capaz de reduzir a mortalidade do camarão L. vannamei submetido à condições de estresse.Downloads
Publicado
2011-09-01
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).