CARACTERIZAÇÃO HIDROQUÍMICA PARA QUALIFICAÇÃO AMBIENTAL DOS ESTUÁRIOS DE SANTOS-SÃO VICENTE E CANANÉIA
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v44i2.162Palavras-chave:
biomonitoramento, estuários, contaminação ambientalResumo
Ambientes aquáticos, especialmente os estuários, são afetados por diferentes fatores. O objetivo deste estudo foi caracterizar os processos de contaminação em diferentes áreas dos estuários de Santos-São Vicente e Cananéia, São Paulo, Brasil. Para este propósito, ambos os estuários foram segmentados em três áreas segundo os níveis de contaminação para o estuário de Santos-São Vicente e de acordo com as características hidrodinâmicas do estuário controle (Cananéia). Os resultados hidroquímicos e a concentração de nutrientes confirmam a maior influência humana no estuário de Santos-São Vicente, principalmente na área interna, quando comparado a Cananéia, um estuário que reflete mais as condições naturais.Downloads
Publicado
2011-09-01
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).