AÇÃO DOS CONDIMENTOS ALIMENTARES IN NATURA SOBRE A MICROBIOTA PATÓGENA DURANTE O PROCESSAMENTO, PREPARO E/OU CONSUMO DO PESCADO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Autores

  • Luiz Antonio Costa Tarcitano Médico Veterinário, Mestrando do Departamento de Tecnologia de Alimentos, Faculdade de Veterinária, Universidade Federal Fluminense - UFF, Niterói, RJ, Brasil.
  • Eliana de Fatima Marques de Mesquita Médica Veterinária, Professora Doutora do Departamento de Tecnologia de Alimentos, Faculdade de Veterinária, Universidade Federal Fluminense - UFF, Niterói, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v50i1.18839

Palavras-chave:

condimentos, especiarias, atividade antimicrobiana, pescado.

Resumo

A Segurança Alimentar visa garantir à população acesso físico e econômico a alimentos inócuos e nutritivos. Esta pesquisa objetivou investigar a ocorrência de atividade antimicrobiana nos condimentos alimentares in natura utilizados no processamento, preparo e/ou consumo do pescado, por meio de uma revisão sistemática de literatura e abrange artigos publicados até julho de 2016. A busca foi realizada nas bases de dados eletrônicas LILACS; MEDLINE, SciELO; Google Acadêmico; CAPES, Cochrane Library; Scopus; ScienceDirect; PubMed. A inclusão dos artigos na revisão sistemática foi guiada pelo Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) e o Assessment of Multiple Systematic Reviews (AMSTAR). A intepretação dos textos selecionados foi feita por meio de análise estatística descritiva e expressa em Figuras, quadros, diagrama de dispersão de dados e gráfico Box Plot, utilizando-se o programa IBM SPSS Statistics Base 22.0. Dos textos inicialmente identificados, 21 artigos foram considerados elegíveis para a revisão. Infere-se que a utilização das especiarias são uma boa opção no combate ao crescimento de bactérias, leveduras, fungos filamentosos e síntese de toxinas microbianas, bem como na inibição ou retardamento da oxidação do pescado. Similarmente, orégano, alecrim e sálvia foram os condimentos de maior efetividade antimicrobiana.

Downloads

Publicado

2017-12-14

Edição

Seção

Artigos originais