BIODIVERSIDADE DA ICTIOFAUNA NOS CURRAIS DE PESCA NO LITORAL DE ACARAÚ, CEARÁ, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v50i2.31143Palavras-chave:
Aquário público, Arte de pesca, peixes marinhos, pesca artesanal, peixes vivos.Resumo
Esta pesquisa objetivou caracterizar a ictiofauna capturada pelos currais de pesca na Praia de Ilha dos Coqueiros, Acaraú-CE, Brasil, verificar a diversidade, riqueza, equabilidade e abundância das espécies, para conhecer a potencialidade desta arte de pesca para a obtenção do peixes vivos para uso demonstrativo e de educação ambiental em aquários públicos. Foram realizadas 26 coletas entre outubro de 2013 e outubro de 2014. Foram contabilizados e identificados 1449 peixes capturados em currais de pesca. Os obtidos dados foram utilizados para calcular os índices de diversidade de Shannon-Weaver, Simpson e Berger-Parker, equabilidade de Pielou e riqueza de Margalef. A partir da identificação das espécies foi avaliada a potencialidade para a obtenção de peixes para uso em aquários públicos. Foram capturadas duas classes, 10 ordens, 34 famílias e 60 espécies. As famílias com maior diversidade foram: Carangidae, Haemulidae e Lutjanidae. As espécies com maior frequência em ordem decrescente foram: Haemulon plumierii, Carangoides bartholomaei, Hyporhamphus unifasciatus, Trichiurus lepturus e Diapterus auratus. Todos os índices avaliados mostraram elevada biodiversidade de peixes capturados nos currais de pesca estudados. Várias espécies capturadas são relatadas como utilizadas em aquários públicos, assim esta arte de pesca pode ser usada na obtenção de peixes para este fim.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).