RELAÇÕES BIOMÉTRICAS DO CAMARÃO ROSA Penaeus subtilis (PÉREZ FARFANTE, 1967) NA PLATAFORMA CONTINENTAL AMAZÔNICA

Autores

  • José Augusto Negreiros Aragão Analista Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.
  • Miguel Petrere Júnior Professor Visitante Nacional Sênior da Universidade Federal de São Carlos.
  • Israel Hidenburgo Aniceto Cintra Professor Adjunto IV do Instituto Socioambiental e dos Recursos Hídricos, Universidade Federal Rural da Amazônia.

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v50i2.31148

Palavras-chave:

Pesca do camarão, costa norte, relação peso-comprimento, regressão.

Resumo

No presente trabalho foram estimadas relações biométricas entre algumas medidas de comprimento e peso do corpo do camarão rosa Penaeus subtilis (Pérez Farfante, 1967) na plataforma continental amazônica. Foram utilizados dados de amostras obtidas a bordo de navio de pesquisa, bem como amostras obtidas por ocasião de desembarques nas empresas de pesca em Belém, estado do Pará, no período de 1995 a 1998. Para ajuste das equações foram utilizadas as técnicas de regressão linear e não linear baseadas nos métodos dos mínimos quadrados e máxima verossimilhança, respectivamente. Foram calculadas regressões para fêmeas e machos, considerando os dados de todo o período do estudo, agrupados numa base trimestral e anual. Verificou-se que as fêmeas crescem mais que os machos e, assim, as curvas das várias regressões para machos e fêmeas apresentaram diferenças significativas. Foram encontradas também diferenças expressivas entre os parâmetros aqui calculados e os parâmetros apresentados por outros autores em trabalhos anteriores. Os valores do fator de condição foram sempre superiores para os indivíduos maiores, sugerindo presença de indivíduos maduros ao longo de todo o ano, mas em menor proporção no primeiro trimestre.

Downloads

Publicado

2018-08-20

Edição

Seção

Artigos originais