COLIMETRIA DA ÁGUA DA PRAIA DA BARRA DO CEARÁ - FORTALEZA-CEARÁ
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v32i1-2.31364Palavras-chave:
poluição microbiológica, praia, colimetria, índice pluviométrico.Resumo
Vários trabalhos de pesquisa foram realizados objetivando-se um maior conhecimento do índice de poluição microbiológica das águas oceânicas que banham o município de Fortaleza. Nesta pesquisa avaliou-se o grau de contaminação fecal da Praia Barra do Ceará, através da quantificação de coliformes totais (CT) e fecais (CF), correlacionando esse índice com a média pluviométrica da região. O interesse nessa área deve-se ao fato da praia sofrer a influência da descarga do rio Ceará. Foram analisadas 24 amostras de dois pontos (P1 e P2) durante o período de novembro de 1997 a outubro de 1998. Os resultados mostraram que não há correlação do período chuvoso com o aumento ou diminuiçào do índice de poluição na praia, podendo ocorrer na seca e /ou no inverno. Os resultados para o NMP de CT oscilaram entre 21 a >2400 e para CF de O a >2400 /100ml. A praia apesar de não se encontrar em Excelente qualidade para balneabilidade devido a algumas amostras terem apresentado um índice alto de CF, o que é um alerta para as autoridades em Saúde Pública, não deve ser considerada Imprópria principalmente para lazer.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).