COLIMETRIA DA ÁGUA DA PRAIA DA BARRA DO CEARÁ - FORTALEZA-CEARÁ

Autores

  • Regine Helena Silva dos Fernandes Vieira Professor Adjunto do Departamento de Engenharia de Pesca e pesquisador no Instituto de Ciências do Mar-Universidade Federal do Ceará, Av. da Abolição, 3207- 60165-081, Fortaleza- Ceará.
  • Paulo Roberto Ferreira Gomes da Silva Pesquisador do Instituto de Ciências do Mar-Universidade Federal do Ceará.
  • Loreci Gislaine de Oliveira Lehugeur Professor Adjunto do Departamento de Geografia, Universidade Federal do Ceará. Campus do Piei, Fortaleza -Ceará.
  • Oscarina Viana de Sousa Mestrando de tecnologia de Alimentos. Universidade Federal do Ceará.

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v32i1-2.31364

Palavras-chave:

poluição microbiológica, praia, colimetria, índice pluviométrico.

Resumo

Vários trabalhos de pesquisa foram realizados objetivando-se um maior conhecimento do índice de poluição microbiológica das águas oceânicas que banham o município de Fortaleza. Nesta pesquisa avaliou-se o grau de contaminação fecal da Praia Barra do Ceará, através da quantificação de coliformes totais (CT) e fecais (CF), correlacionando esse índice com a média pluviométrica da região. O interesse nessa área deve-se ao fato da praia sofrer a influência da descarga do rio Ceará. Foram analisadas 24 amostras de dois pontos (P1 e P2) durante o período de novembro de 1997 a outubro de 1998. Os resultados mostraram que não há correlação do período chuvoso com o aumento ou diminuiçào do índice de poluição na praia, podendo ocorrer na seca e /ou no inverno. Os resultados para o NMP de CT oscilaram entre 21 a >2400 e para CF de O a >2400 /100ml. A praia apesar de não se encontrar em Excelente qualidade para balneabilidade devido a algumas amostras terem apresentado um índice alto de CF, o que é um alerta para as autoridades em Saúde Pública, não deve ser considerada Imprópria principalmente para lazer.

Biografia do Autor

Regine Helena Silva dos Fernandes Vieira, Professor Adjunto do Departamento de Engenharia de Pesca e pesquisador no Instituto de Ciências do Mar-Universidade Federal do Ceará, Av. da Abolição, 3207- 60165-081, Fortaleza- Ceará.

 

 

Downloads

Publicado

2018-03-05

Edição

Seção

Artigos originais