TAMANHO MÉDIO DE PRIMEIRA MATURAÇÃO DA LAGOSTA Panulirus argus (LATREILLE) NO LITORAL DO ESTADO DO CEARÁ, BRASIL

Autores

  • Cira Nina Cavalcante Soares Pesquisador do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
  • Alberto Carvalho Peret Professor Adjunto do Departamento de Hidrobiologia, Universidade Federal de São Carlos, São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v31i1-2.31369

Palavras-chave:

Panulirus argus, reprodução, comprimento na 1ª maturação sexual, Estado do Ceará.

Resumo

Através de amostragens realizadas a bordo de embarcações, de médio porte, da pesca comercial, operando em profundidades de 10 a 90 metros na plataforma continental do Estado do Ceará, Brasil, foram examinadas e medidas 23.413 fêmeas da lagosta Panulirus argus, no período de janeiro de 1984 a dezembro de 1993. Das fêmeas foram retiradas as gônadas, sendo a caracterização dos estádios feita com base nos aspectos macroscópicos. A análise dos dados mostrou que a maior
ou menor incidência de jovens ou adultos nas amostragens está relacionada à profundidade do local de captura. O valor do tamanho médio na 1' maturidade sexual foi influenciado pela variação da incidência de jovens nas amostragens. Para diminuir o efeito da estratificação, o tamanho médio na 1' maturidade sexual foi estimado usando-se dados de todo o período observado. Para esta espécie, o comprimento do cefalotórax com que, pelo menos, 50% das fêmeas encontramse sexualmente maduras na população está na faixa de 79-80 mm.

Downloads

Publicado

2018-03-05

Edição

Seção

Artigos originais