VARIAÇÕES REGIONAIS NA CONCENTRAÇÃO DE METAIS PESADOS NA MACROALGA ENTEROMORPHA SP. DOS ESTUÁRIOS DO RIO CEARA (CEARÁ), LAGOA DE MUNDAÚ (ALAGOAS) E LAGOA DA TIJUCA (RIO DE JANEIRO)
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v25i1-2.31455Resumo
O padrão de distribuição de metais pesados em estuários muitas vezes
apresenta um comportamento não conservativo, de maneira que a forma
química e a sua biodisponibilidade muda fundamentalmente dentro e entre os sistemas estuarinos. Enquanto a liberação de metais pesados para o ambiente aquático varia principalmente com a descarga do rio (Phillips, 1980), parâmetros como composição química da água do rio, gradientes de pH e Eh, abundância da biota, tipo e características físicas do estuário, irão atuar sobre a biodis, ponibilidade (Gross & Sumda, 1978).
Downloads
Publicado
2018-03-12
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).