PROPRIEDADES ESTRUTURAIS DE HEMOGLOBINAS DE PEIXES MARINHOS. II - CARACTERIZAÇÃO ANTIGÊNICA
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v23i1-2.31523Resumo
As hemoglobinas de peixes exibem o maior grau de diversidade estrutural e funcional dentre todas as hemoglobinas de vertebrados (Reichlin & Davis,1979a). Essa diversidade se deve, principalmente, ao baixo teor de oxigênio dissolvido na água e à sua não uniformidade, pois dependendo de vários fatores como temperatura, profundidade, concentração salina, etc., os níveis do oxigênio dissolvido variam grandemente. A adaptação dos peixes a essas variações condiciona a existência de formas múltiplas de hemoglobinas em uma mesma espécie, bem como uma diversidade estrutural e, conseqüentemente, grandes alterações nas propriedades funcionais, tanto em um mesmo animal, como também nas diferentes espécies (Riggs,1970).
Downloads
Publicado
2018-03-27
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).