A FAMÍLIA ARCHITECTONICIDAE NO NORTE E NORDESTE DO BRASIL (MOLLUSCA: GASTROPODA)

Autores

  • Henry Ramos Matthews Professor Titular, Departamento de Zootecnia, Escola Superior de Agricultura de Mossoró, Ministério da Educação e Cultura. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq).
  • Helena Cirino Matthews Estudante de Ciências Biológicas, UFC. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) junto ao Laboratório de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará.
  • Patricia Rodrigues de Carvalho Pinheiro Estudante de Engenharia de Pesca e estagiária junto ao Laboratório de Ciências do Mar de Universidade Federal do Ceará.

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v20i1-2.31581

Resumo

Com base em material depositado nas coleções malacológicas do Laboratório de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará, Departamento de Zootecnia da Escola Superior de Agricultura
de Mossoró-MEC, e Instituto de Oceanografia da Universidade Federal de
Pernambuco, verificamos a ocorrência de 3 gêneros da família Architectonicidae na área em estudo - Architectonica Roding, 1798, Philippia Gray, 1847 e Heliacus Orbigny, ·1842. O primeiro gênero está representado por uma única espécie, Architectonica nobi/is Roding, 1798; o segundo, também, apresenta uma única espécie, Philippia krebsii (Morch, 1875), enquanto que o terceiro está representado por três espécies - Heliacus bisulcatus Orbigny, 1842, Heliacus cylindricus (Gmelin, 1791) e Heliacus perrieri ( Rochebrunne, 1881).

Publicado

2018-04-03

Edição

Seção

Artigos originais