CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DA BIOLOGIA E ECOLOGIA DO CARANGUEJO- UÇÁ, UCIDES CORDATUS CORDATUS (LINNAEUS, 1763) (CRUSTACEA, DECAPODA, BRACHYURA). NO MANGUEZAL DO RIO CEARÁ
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v18i1-2.31584Resumo
Cameron & Pritchard (1963) e Pritchard (1967) definem estuário como
uma extensão de água costeira, semifechada, que apresenta uma I ivre conexão com o mar e dentro da qual a água do mar é diluída gradualmente pela água doce proveniente da drenagem terrestre. Segundo os primeiros autores, existe um equilíbrio dinâmico que prevalece no sistema: de um lado, ocorre uma descarga contínua da água do rio no estuário e, ao mesmo tempo, do outro lado, a água do mar pressiona desde a foz até o interior do rio.
Downloads
Publicado
2018-04-03
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).