ASPECTOS DO TRATO DIGESTIVO DO BONITO, EUTHYNNUS ALLETIERATUS (RAFINESQUE) (PISCES: SCOMBRIDAE)
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v17i2.31677Resumo
O bonito, Euthynnus alletteratus ( Rafinesque), é um escombrídeo costeiro que ocorre em ambos os lados do Atlântico. Na costa ocidental atlântica é encontrado desde as Bermudas e Golfo do Maine, até o sul do Brasil, assim como nordeste e leste do Golfo do México (Briggs, 1958; Cervigón, 1966).
A despeito de sua vasta distribuição geográfica e regular importância econômica, sendo abundante no nordeste brasileiro, pouco se sabe acerca da sua biologia. O presente estudo trata de uma descrição detalhada da
anatomia e histologia do aparelho digestivo do bonito, ao mesmo tempo em que tenta relacionar os diferentes aspectos com o mecanismo alimentar.
Downloads
Publicado
2018-04-17
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).