NOTAS BIOECOLÓGICAS SOBRE PACHYGRAPSUS TRANSVERSUS (GIBBES, 1850) NO ESTADO DO CEARÁ (CRUSTACEA: BRACHYURA)
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v17i2.31678Resumo
Com o objetivo de ampliar os conhecimentos sobre a bioecologia dos crustáceos decápodos da zona intertidal do Estado do Ceará (Brasil), realizamos o presente trabalho sobre a espécie Pachygrapsus transversus
(Gibbes, 1850). Os aspectos abordados são os que dizem respeito a relações ecológicas, proporção sexual, ecdise, reprodução e alimentação.
Esparsas informações bioecológicas sobre esta espécie são encontradas em trabalhos de natureza taxonômica, principalmente em Rathbun (1901) e Williams (1965). Coêlho (1966) registra algumas observações ecológicas
sobre este crustáceo, na área da Barra das Jangadas (Estado de Pernambuco, Brasil).
Downloads
Publicado
2018-04-17
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).