SOBRE A REPRODUÇÃO E FECUNDIDADE DA SERRA, SCOMBEROMORUS MACULATUS (MITCHILL), NO ESTADO DO CEARÁ
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v12i2.32451Resumo
O conhecimento do tamanho dos peixes, por ocasião do início da primeira desova, tem grande valor para a racional exploração dos
mesmos, através da pesca. Graças a esta informação, podem ser estabelecidas normas para a conservação de recursos pesqueiros.
Por outro lado, o conhecimento do potencial reprodutivo, através do estudo da fecundidade, é importante na análise quantitativa da população, tornando possível uma avaliação do estoque futuro. A serra, Scomberomorus maculatus (Mitchill), é uma espécie que ocupa destacada posição na pesca artesanal ao longo da costa do Estado do Ceará (Brasil), não só pelo volume de capturas, como também pela sua grande aceitação no mercado regional.
Downloads
Publicado
2018-05-14
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).