REPRODUCTION AND RECRUITMENT OF THE BROWN SHRIMP Penaeus subtilis IN THE AMAZON RIVER CONTINENTAL SHELF
Reprodução e recrutamento do camarão-rosa Penaeus subtilis na plataforma continental amazônica
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v54i1.41690Resumo
Este trabalho analisa o padrão de reprodução e recrutamento do camarão-rosa Penaeus subtilis na plataforma continental do rio Amazonas. Amostras bioestatísticas obtidas a bordo de embarcações de pesca industrial e nos estuários do nordeste do Pará foram utilizadas na análise, bem como dados mensais sobre os desembarques processados por categoria comercial. A proporção sexual foi de 61% de fêmeas para 39% de machos, nas amostras da pesca comercial, e 54% de fêmeas para 46% de machos, nas amostras do estuário. O tamanho de primeira maturação das fêmeas foi estimado em 142,6 mm. O período de maior intensidade de atividade reprodutiva vai de maio a setembro. O assentamento de pós-larvas e o período de residência dos juvenis no estuário ocorrem com maior intensidade entre junho e setembro e o período de maior intensidade de recrutamento para as áreas de pesca se inicia em setembro, estendendo-se até janeiro do ano seguinte. O principal período de desenvolvimento e posterior maturação dos indivíduos se situa, portanto, entre novembro e julho. Observou-se uma forte relação entre o ciclo hidrológico da região, especialmente a vazão do rio Amazonas, e o ciclo de vida das espécies.
Palavras-chave: maturidade sexual, período de reprodução, recrutamento juvenil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).