DISTRIBUIÇÃO ESPAÇOTEMPORAL DOS PARÂMETROS ABIÓTICOS E BIÓTICOS EM UM ESTUÁRIO AMAZÔNICO (BRASIL)

Autores

  • Arielly Siqueira dos Santos Programa de Pós-Graduação em Aquicultura e Recursos Aquáticos Tropiciais. Instituto Socioambiental e dos Recursos Hídricos (ISARH), Universidade Federal Rural da Amazônia, Av. Presidente Tancredo Neves, 2501, 66077-530, Terra Firme, Belém- PA, Brasil.
  • Pedro Henrique Campos Sousa Laboratório de Química Ambiental, Instituto Socioambiental e dos Recursos Hídricos (ISARH), Universidade Federal Rural da Amazônia, Av. Presidente Tancredo Neves, 2501, 66077-530, Terra Firme, Belém- PA, Brasil.
  • Nuno Filipe Alves Correia de Melo Programa de Pós-Graduação em Aquicultura e Recursos Aquáticos Tropiciais. Instituto Socioambiental e dos Recursos Hídricos (ISARH), Universidade Federal Rural da Amazônia, Av. Presidente Tancredo Neves, 2501, 66077-530, Terra Firme, Belém- PA, Brasil.
  • Karina Ferreira Castro Mesquita Campus Tucuruí, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Rua Porto Colombo nº 12, Vila Permanente, 68.455-695, Tucuruí – PA, Brasil.
  • José Almir Rodrigues Pereira Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental, Universidade Federal do Pará, Rua Augusto Corrêa, 01, Guamá, 66075-110, Belém – PA, Brasil.
  • Maria de Lourdes Souza Santos UFRA

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v53i1.41888

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar a distribuição dos parâmetros abióticos (temperatura, salinidade, pH, oxigênio dissolvido, taxa de saturação de oxigênio dissolvido, material em suspensão, N-amoniacal, nitrito, nitrato, fosfato e silicato) e biótico (clorofila a) em relação aos períodos climáticos da região Amazônica, no estuário Guajará-Mirim, localizado em Vigia, no Pará. As coletas de água para análises dos parâmetros abióticos e biótico ocorreram nos meses de setembro e novembro de 2011 e janeiro, março, maio e julho de 2012. A distribuição dos parâmetros abióticos e clorofila a no estuário de Guajará-Mirim é influenciada
pelos períodos de maior e menor pluviosidade, fato também observado pela análise de componentes principais. A taxa de saturação do oxigênio dissolvido no período de estudo classificou a área como zona de baixa saturação a saturada, sem apresentar sinais de zona de poluição, e, além disso, com o valor médio do oxigênio dissolvido acima do valor estabelecido pelo Conama nº 357/2005, para a classificação dos corpos de água. Ao mesmo tempo que o N-amoniacal esteve em sua maioria acima do valor estabelecido por essa referida resolução, junto com as concentrações de nitrato, o que indica haver necessidade de um
monitoramento mais detalhado para avaliar as fontes difusas de poluição existentes nesseestuário. De posse dessas informações, poder-se-á propor medidas mitigadoras para manter a qualidade da água nesse ambiente tão importante para a população local.

Downloads

Publicado

2020-08-31

Edição

Seção

Artigos originais