EFFECT OF DREDGING ON HG DISTRIBUTION IN WATER AND SEDIMENTS IN THE MUCURIPE HARBOR, FORTALEZA, NE BRAZIL
Mobilização de Hg por dragagem
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v52i2.42167Resumo
Dragagem e destinação de rejeitos no porto do Mucuripe, em Fortaleza, NE, Brasil, aumentaram a mobilização de Hg associada aos sólidos suspensos e às concentrações de Hg por um fator de 1,2 e 2,0 em sedimentos de porto e plataforma continental, respectivamente. As concentrações máximas em sedimentos do porto, de 79,9 ng.g-1, embora baixas quando comparadas a outras áreas contaminadas em portos brasileiros, representam um aumento de 20 vezes relativo ao valor de fundo regional. Os sedimentos adjacentes da plataforma continental, com concentrações máximas de 32,4 ng.g-1, também influenciados por rejeitos, são 9 vezes maiores. O aumento progressivo das concentrações de Hg pode estar associado ao teor de Hg anormalmente elevado observado em peixes locais.
Palavras-chave: metais, mobilização, contaminação, sedimentos costeiros.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).