EROSÃO COSTEIRA NO MUNICÍPIO DE BARRA DE SANTO ANTÔNIO, LITORAL NORTE DE ALAGOAS
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v53iEspecial.42690Resumo
Os ambientes costeiros configuram mosaicos bastante dinâmicos em constante transformação, com equilíbrio muito tênue em relação a modificações. De um modo geral, a ocupação do pós-praia e a retirada da vegetação rasteira acarretam mudanças na morfodinâmica, processos que foram identificados no município de Barra de Santo Antônio, no litoral norte de Alagoas. Para analisar esses processos foram utilizados geoindicadores, identificados em campo, o que possibilitou a caracterização e setorização dos processos mapeados. Foram delimitados oito setores, classificados segundo a tendência erosiva e/ou
intensidade de processos já iniciados. A metodologia mostrou-se promissora, fornecendo dados que poderão ser refinados em estudos futuros. Dessa forma, o presente estudo visou à oferta de dados que possam auxiliar os gestores e órgãos competentes na tomada de decisão, bem como chamar a atenção para esse tema no município, estimulando ações e discussões sobre o planejamento territorial no processo de ocupação e uso das terras
Palavras-chave: linha de costa, Barra de Santo Antônio, dinâmica costeira, morfodinâmica praial.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).