WHICH MOON PHASE DO WE FIND MORE GHOSTS? EFFECTS OF THE LUNAR CYCLE ON THE GHOST CRAB Ocypode quadrata (FABRICIUS, 1787)
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v52i2.42737Resumo
O caranguejo Ocypode quadrata é encontrado comumente no médio e no supralitoral de praias arenosas oceânicas ao longo do litoral brasileiro. É uma espécie reconhecidamente importante na ecologia de praias, habitando tocas semipermanentes escavadas, mantidas e protegidas pelos próprios animais. Este estudo avaliou a densidade e o diâmetro das tocas de O. quadrata, considerando três ciclos lunares em uma unidade de conservação no litoral do Ceará. Foram realizadas amostragens trimestrais entre 2014 e 2015, no início da manhã, durante as quatro fases da lua ao longo de três ciclos lunares. As variações de maré (altura da preamar e baixamar) e luminosidade noturna foram utilizadas para avaliar os efeitos das fases lunares na praia do Canto Verde. Os ciclos lunares influenciam na atividade do caranguejo O. quadrata, variando a densidade, o diâmetro e a distribuição das tocas abertas ao longo da praia, em função de mudanças das condições de maré e luminosidade noturna. A ocorrência de construção de toca dos caranguejos foi maior nas luas que proporcionam noites mais iluminadas no ambiente.
Palavras-chave: caranguejo-fantasma, tocas, praia do Canto Verde, fases da lua.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).