SPATIAL VARIATION OF THE PLANKTON COMMUNITY OVER A SHORT-TERM SURVEY AT A TROPICAL HYPEREUTROPHIC ESTUARY
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v48i1.5860Palavras-chave:
interações tróficas, eutrofização, microzooplâncton, mesozooplâncton, fitoplâncton, Pernambuco, NE BrasilResumo
Composição, abundância, diversidade e equitabilidade do fitoplâncton (micro: > 20 μm) e zooplâncton (micro: 20- 200 μm e meso: > 200 μm) foram estimadas em três pontos distintos do Porto do Recife (NE Brasil), um estuário hipereutrófico, durante a estação chuvosa. Sua estrutura espacial mostrou-se claramente heterogênea, sendo o fitoplâncton mais abundante e menos diverso na porção interna, devido a uma floração de Thalassiosira. O micro e mesozooplâncton foram mais abundantes nas regiões intermediária e externa do estuário. Ciliados (e.g., Codonella spp.) dominaram o microzooplâncton no interior enquanto que larvas de Gastropoda predominaram na seção externa. Na comunidade mesozooplanctônica, copépodos ciclopóides (e.g., Oithona hebes ) foram mais abundantes no interior enquanto que os calanóides (e.g., Parvocalanus crassirostris ) predominaram na parte externa do sistema. O efeito da oscilação da maré na dinâmica do plâncton foi mais pronunciado próximo à boca do estuário. O presente estudo sugere que as variações nos fatores abióticos não são suficientes para explicar o efeito da eutrofização nesses sistemas hidrodinâmicos e levanta algumas hipóteses sobre a prevalência da regulação biótica dessas comunidades, como competição e predação, a ser avaliada em um estudo em larga escala temporal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).