ELABORAÇÃO DE BISCOITOS E SOPA USANDO FARINHA DE PEIXE
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v48i1.5863Palavras-chave:
análise sensorial, biscoito de tilápia, nutrição, merenda escolar.Resumo
O objetivo deste trabalho foi elaborar de forma artesanal biscoitos e sopa a partir de farinha de peixe usando espécimes de tilápia que não alcançaram tamanho comercial. As tilápias foram lavadas, evisceradas, submetidas à cocção e moídas para a obtenção da farinha, a partir da qual foram elaborados dois produtos: os biscoitos (usando duas formulações diferentes) e a sopa. Porções dos biscoitos e sopa foram avaliadas por um grupo de provadores de 60 alunos de nível médio (faixa etária de 14 a 17 anos). A análise de aceitação foi baseada no método de estímulo simples com escala hedônica de 9 pontos (com escore variando de 9 gostei muitíssimo até 1 desgostei muitíssimo). Não houve diferenças significativas (P > 0,05) na aceitação para as duas formulações do biscoito, com níveis de aceitação de 70%. Para a sopa a aceitação foi de 100%. A utilização de sopas e biscoitos usando farinha de peixe além de servir para a inclusão do pescado na merenda escolar, principalmente da rede pública, aumentando o consumo de proteína de qualidade pelos jovens, promove um destino mais nobre a estes espécimes que não têm valor comercial.Downloads
Publicado
2015-07-01
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).