THE FAMILY GLYCYMERIDIDAE (MOLLUSCA: BIVALVIA) FROM NORTH AND NORTHEAST BRAZIL
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v47i2.5940Palavras-chave:
o ceanographic expeditions, malacological collection, extended report.Resumo
Este estudo tem como objetivo identificar as espécies da família Glycymerididae depositados na Coleção Malacológica “Prof Henry Ramos Matthews”, Instituto de Ciências do Mar, Universitdade Federal do Ceará (Brasil), coletados ao longo das costas de Alagoas, Amapá, Ceará, Maranhão e Pará, regiões Norte e Nordeste. O material analisado foi dragado pelas comissões oceanográficas GEOMAR II, GEOMAR III, Akaroa e MAR.XV, das pescarias do polvo e outras coletas na costa do Ceará. Este estudo identificou 3.827 conchas pertencentes a cinco espécies: Glycymeris tellinaeformis (Reeve, 1843), G. decussata (Linnaeus, 1758), G. longior (Sowerby, 1832), G. undata (Linnaeus, 1758) e Tucetona pectinata (Gmelin, 1791). As espécies G. tellinaeformis, G. undata e G. longior apresentaram novos registros para estados do Norte e Nordeste do Brasil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).