A BRIEF SCENARIO OF THE ESTUARINE MESOZOOPLANKTON IN NORTHEASTERN BRAZIL: A TOOL FOR CONSERVATION
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v47i2.5951Palavras-chave:
mesozooplâncton, estuário, revisão bibliográfica, conservação, Nordeste do BrasilResumo
A costa brasileira se estende por todo o Oceano Atlântico ocidental, abrangendo 7.367 km, sendo dividida em cinco setores, dos quais três estão localizados na região Nordeste. Nesses setores, os estuários podem ser classificados como permanentes ou temporários, estes últimos com características estuarinas apenas durante parte do ano. Estudos sobre o mesozooplâncton estuarino nessa região têm sido realizados desde 1960. Durante a estação chuvosa, as espécies marinhas penetram no estuário durante a maré alta, enquanto ma maré baixa as espécies límnicas habitam esse ecossistema. Na estação seca, há uma contribuição menor de água doce para o estuário, com influência marinha mais pronunciada; nessas condições a comunidade zooplanctônica é composta por organismos marinhos eurialinos. Esta abordagem deve ser incentivada, assim como os estudos no âmbito de toda a região Nordeste, pois existem muitos estuários onde esse grupo taxonômico nunca foi investigado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).