SIZE AND AGE AT FIRST MATURITY OF THE CRUCIFIX SEA CATFISH, Sciades proops (VALENCIENNES, 1840) (SILURIFORMES: ARIIDAE), CAUGHT OFF WESTERN MARANHÃO STATE, BRAZIL
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v43i2.6003Palavras-chave:
uritinga, Sciades proops, maturação gonadal, tamanho, idade.Resumo
O tamanho e idade de primeira maturação do uritinga, Sciades proops, capturado no litoral Ocidental do Maranhão foi determinado através da distribuição de freqüência relativa dos indivíduos adultos em classes de comprimento total. O tamanho de primeira maturação (L50) foi considerado como aquele no qual 50% dos indivíduos da população estão aptos a iniciarem o ciclo reprodutivo, enquanto que a idade foi obtida a partir do L50 e dos parâmetros de crescimento conhecidos para a espécie. O comprimento total médio nos quais todos os indivíduos estão em condições de participar do processo reprodutivo, correspondente à freqüência de 100%, foi estimado gráfica e analiticamente. O tamanho de primeira maturação gonadal foi estimado em 36,6 cm para fêmeas e 35,2 cm para machos, o que corresponde a 1,2 ano para fêmeas e 1,5 ano para machos. A partir de 44,7 cm e 41,7 cm de comprimento, para fêmeas e machos respectivamente, 100% dos indivíduos estão aptos a se reproduzir.Downloads
Publicado
2010-11-01
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).