ANÁLISE AMBIENTAL DO ESTADO DE CONSERVAÇÃO DO BAIXO CURSO DO RIO PACOTI – CEARÁ
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v43i1.6008Palavras-chave:
análise ambiental, conservação, efluentes, Rio Pacoti.Resumo
As atividades industriais e imobiliárias têm causado danos à qualidade ambiental de rios, principalmente àqueles urbanos. O impacto ambiental mais danoso sofrido pelos rios urbanos é a poluição e/ou contaminação provocada pelo despejo de esgotos não tratados. O esgoto não tratado, além de degradar a qualidade da água do Rio Pacoti, prejudica as populações locais. O Rio Pacoti é o maior dos cursos hídricos que atravessam a RMF. Seu curso banha nove Municípios, estando sua desembocadura localizada em Aquiraz. Dentre os Municípios localizados no curso do Pacoti, o índice de saneamento básico é particularmente baixo. O objetivo geral da pesquisa foi analisar o estado de conservação do baixo curso do Rio Pacoti, realizado através do cumprimento dos seguintes objetivos específicos: avaliar a balneabilidade; caracterizar o uso e ocupação da terra no perímetro do baixo curso do rio e identificar os principaisalterações e impactos ambientais causados pelo lançamento de efluentes no Rio Pacoti. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa e descritiva, com procedimentos envolvendo pesquisa bibliográfica, experimental e de campo. Através da pesquisa realizada concluiu-se que o lançamento de efluentes provenientes das atividades industrial e imobiliária instaladas no Município de Aquiraz causa a degradação da qualidade da água impactando negativamente na vida selvagem, na vegetação e na qualidade de vida das populações tradicionais que necessitam do rio para sobreviver.Downloads
Publicado
2010-05-01
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).