SHIPWORMS (MOLLUSCA: BIVALVIA: TEREDINIDAE) FROM A BRAZILIAN NORTHEAST ESTUARY
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v42i2.6022Palavras-chave:
teredos, novo registro de localidade, estuário tropical, Rio Jaguaribe, Brasil.Resumo
Os teredinídeos são o grupo mais representativo de organismos perfuradores de madeira marinho. Estes moluscos bivalves da família Teredinidae foram estudados pela primeira vez no Ceará. Este trabalho teve como objetivo registrar e caracterizar a comunidade de teredinídeos presente na fl oresta de mangue no estuário de rio Jaguaribe, considerando suas características morfológicas. Foram identifi cadas seis espécies: Neoteredo reynei, Lyrodus massa, Teredo turnerae, Nausitora fusticula, Bankia cf. bagidaensis, e Bankia cf. fi mbriatula, as quais foram descritas, fotografadas e observadas quanto aos seus registros de distribuição geográfi ca. Todas as espécies encontradas têm pela primeira vez sua ocorrência registrada para o litoral do Ceará. Isto se deve a ausência de estudos sobre bivalves perfuradores no estado, contudo a existência destes animais nesta região era esperada. Os exemplares coletados foram incorporados à Coleção Malacológica “Prof. Henry Ramos Matthews” do Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará.Downloads
Publicado
2009-12-01
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).