EVIDENCE OF A FAILED PREDATION ATTEMPT ON A GUIANA DOLPHIN, Sotalia guianensis, BY A BULL SHARK, Carcharhinus leucas, IN BRAZILIAN WATERS
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v42i2.6032Palavras-chave:
Carcharhinus leucas, Sotalia guianensis, interações tubarão-cetáceo, lesões por tubarão.Resumo
Ainda que a interação entre cetáceos e tubarões seja tema de muitos estudos, vários aspectos ecológicos desses eventos, tais como competição, risco de predação e co-evolução, ainda são obscuros. Em fevereiro de 2008, durante um estudo populacional por fotoidentifi cação de boto tucuxi, Sotalia guianensis, em área estuarina do Paraná (25o S; 48o W), um exemplar adulto foi fotografado sem sua nadadeira dorsal. A análise detalhada mostrou que o ferimento circular de formato crescente foi provocado pela mordida de um tubarão-cabeça-chata, Carcharhinus leucas. Padrão e forma da lesão, padrão de distribuição de presa e predador (simpatria) e hábitos alimentares da espécie de tubarão aqui considerada foram os fatores que levaram à identifi cação do cabeça-chata como agressor. A lesão parece ser resultante de uma tentativa mal suscedida de predação por parte do tubarão. Interações entre C. leucas and S. guianensis devem ser esperadas, uma vez que ambas espécies são simpátricas ao longo de praticamente toda sua área de distribuição no Atlântico ocidental tropical e subtropical. O presente trabalho adiciona S. guianensis à lista de cetáceos predados por grandes tubarões costeiros predadores.Downloads
Publicado
2009-12-01
Edição
Seção
Notas Científicas
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).