Desenvolvimento das células espermáticas do caranguejoaratu, Goniopsis cruentata Latreille, 1803 (Crustacea: Decapoda: Grapsidae)
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v42i1.6037Palavras-chave:
desenvolvimento de células espermáticas, Brachyura, reprodução, Goniopsis cruentata.Resumo
O caranguejo-aratu, Goniopsis cruentata, constitui um importante recurso econômico no Nordeste do Brasil. Espécimes machos foram coletados e submetidos a testes histológicos de rotina. Quatro tipos de células germinativas foram observados na região anterior do testículo: espermatogônias, espermatócitos, espermátides e espermatozóides. O desenvolvimento das células espermáticas em G. cruentata segue o padrão básico descrito para os decápodes. A nosso conhecimento, nenhuma descrição do desenvolvimento espermático em G. cruentata foi publicada previamente.Downloads
Publicado
2009-07-01
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).