ANÁLISE COMPARATIVA DA PESCA DE CURRAL NA ILHA DE SÃO LUÍS, ESTADO DO MARANHÃO, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v42i1.6040Palavras-chave:
pesca artesanal, curral-de-pesca, composição ictiofaunística, Ilha de São Luís, diversidade específicaResumo
Currais são armadilhas fi xas construídas com varas e arames, estrategicamente implantadas no solo. Nestas armadilhas, os peixes são aprisionados em um cercado e removidos na maré vazante. Os objetivos do trabalho foram: caracterizar fi sicamente os tipos de currais nos municípios de Raposa e São José de Ribamar; descrever as atividades associadas a esta pesca; caracterizar as espécies capturadas quanto a sua importância econômica e avaliar a freqüência, a abundância e a diversidade destas durante o período de estudo. O curral do tipo “boca para riba” é mais comum no município de S.J. de Ribamar e apresenta espia e chiqueiro, e o curral “atravessado” é construído principalmente pelos pescadores do município de Raposa que, além destes elementos, possuem a sala e a salinha. Em Raposa 63% das espécies estudadas são de importância comercial, enquanto que em S.J. de Ribamar apenas 36% das espécies são comerciais. A análise da participação relativa das espécies no total capturado indicou variação em relação às estações secas e chuvosas. Nos currais do tipo “atravessado”, as espécies mais comuns foram Centrengraulis edentulus, Trichiurus lepturus, Caranx crysos, Oligoplites saurus, Peprilus paru, Macrodon ancylodon, Notarius grandicassis, Pellona harroweri, Genyatremus luteus, Chloroscombrus chrysurus, Selene vomer, Colomesus psittacus, Cynoscion acoupa, Bagre bagre e Aspitor quadriscutis. Nos currais do tipo “boca para riba”, por sua vez, as espécies mais freqüentes foram: Selene vomer, Trichiurus lepturus, Centrengraulis edentulus, Chloroscombrus chrysurus e Chaetodipterus faber. O índice de diversidade apresentou os maiores valores nos currais do tipo “atravessado”, exceto no mês de abril.Downloads
Publicado
2009-07-01
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).