COMPARATIVE MORPHOLOGY AND IDENTIFICATION OF EGG CAPSULES OF SKATE SPECIES OF THE GENERA Atlantoraja MENNI, 1972, Rioraja WHITLEY, 1939 AND Sympterygia MÜLLER & HENLE, 1837
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v41i2.6056Palavras-chave:
Rajidae, cápsulas ovígeras, taxonomia, filogenia, batoideo.Resumo
Um estudo comparativo da morfologia das cápsulas ovígeras para seis espécies de raias endêmicas do Atlântico Sudocidental através de revisão de literatura e analise de novos dados é apresentado neste trabalho. As cápsulas ovígeras de Sympterygia acuta e S. bonapartii diferem daquelas dos gêneros Atlantoraja e Rioraja pelos seus chifres posteriores alongados em forma de gavinhas e pelas suas margens laterais planas. As cápsulas ovígeras das duas espécies do gênero Sympterygia (que ocorrem na área de estudo) diferem uma da outra pelo tamanho. Em vista lateral, a cápsula ovígera de Rioraja agassizi possui as faces ventral e dorsal convexas, entanto que nas três espécies de Atlantoraja a face ventral é achatada. Dentro do gênero Atlantoraja , as características taxonômicas mais importantes na identificação das cápsulas são a textura da superfície, a morfologia do velum e as dimensões da cápsula. A presença e disposição das fibras de adesão são também características importantes para a identificação. Em base das características de identificação mencionadas, uma chave de identificação de cápsulas ovigeras para as seis espécies é apresentada.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).