DIET COMPOSITION OF THE WHIPTAIL STINGRAY Dasyatis colarensis SANTOS, GOMES & CHARVET- ALMEIDA, 2004 (CHONDRICHTHYES: DASYATIDAE) IN THE COLARES ISLAND REGION, PARÁ, BRAZIL
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v41i2.6059Palavras-chave:
alimentação, arraia-de-Colares, estuário Amazônico.Resumo
A dieta da arraia-de-Colares, Dasyatis colarensis , foi estudada através da captura de 47 exemplares realizada próximas a região da ilha de Colares, Pará (Brasil). As arraias foram coletadas em 2006 e o conteúdo estomacal foi analisado qualitativamente e quantitativamente. Os níveis de repleção estomacal e de digestão dos itens alimentares foram observados. A porcentagem de freqüência de ocorrência (%F.O.), porcentagem numérica (%N) e de peso (%W), Índice Relativo de Importância (IRI) e respectiva porcentagem (%IRI) foram calculados para cada grupo de itens. Os resultados indicaram que a maioria (87%) dos estômagos encontrava-se ¼ preenchida com conteúdo alimentar e que a maior parte dos itens alimentares (59%) estava bastante digerida. Crustáceos foram os itens alimentares predominantes (%IRI = 58) e incluíram espécies pertencentes às famílias Portunidae (siris), Alpheidae, Penaeidae e Palaemonidae (camarões). Teleósteos apresentaram um nível intermediário de importância (%IRI = 42) na dieta desta espécie e corresponderam a espécies de gobídeos (Perciformes). Anelídeos e moluscos foram contatados como itens alimentares raros. Os resultados evidenciaram que esta espécie se alimenta predominantemente de crustáceos, mas também de peixes e, ocasionalmente, de outros itens alimentares. A dieta de D. colarensis foi similar aquela observada para outras espécies de Dasyatidae.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).