REGISTRO DE OCORRÊNCIA DE Himantura schmardae (CHONDRICHTHYES: DASYATIDAE) NA COSTA NORTE DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v41i2.6068Palavras-chave:
arraia-redonda, Himantura schmardae, registro de ocorrência, foz do Rio Amazonas.Resumo
A distribuição das espécies do gênero Himanturaé conhecida para a região do Indo-Pacífico e América Central (Oceanos Atlântico e Pacífico) em águas doces e estuarinas. Este é o primeiro registro do gênero e da espécie Himanturaschmardae na costa do Brasil. Quatro exemplares desta espécie foram capturados em diferentes pescarias com rede-de- arrasto de fundo nos meses de setembro de 1996 e abril de 1997 na foz do Rio Amazonas. Um exemplar macho imaturocom comprimento total de 128 cm e largura de disco de 54 cm encontra-se depositado na Coleção Ictiológica do Museu Paraense Emílio Goeldi (número de registro MPEG 3547). A espécieH. schmardae é conhecida pelo nome vulgar eminglês de chupare stingray e regionalmente recebe nome de arraia-redonda. O registro de ocorrência desta espécie na foz do Rio Amazonas pode ser significativo para auxiliar a esclarecer uma das hipóteses sobre a origem das raias de água doce(Potamotrygonidae).Downloads
Publicado
2008-11-01
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).