ALIMENTAÇÃO E REPRODUÇÃO DO TUBARÃO-AZUL, Prionace glauca (LINNAEUS, 1758), CAPTURADO NA COSTA SUDESTE E SUL DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v41i1.6081Palavras-chave:
tubarão-azul, Prionace glauca, dieta alimentar, ciclo reprodutivo, desenvolvimento embrionárioResumo
A amostragem dos indivíduos de Prionace glaucafoi realizada utilizando-se espinhel de superfície em quatro cruzeiros do B.Pq. Soloncy Moura, do IBAMA/CEPSUL, nos meses de dezembro de 2002, e março, abril e julho de 2003. Foram capturados 61 indivíduos (31 fêmeas e 30 machos) em 20 lances do aparelho-depesca. Destes, somente 11 indivíduos puderam ter seus conteúdos estomacais analisados, registrando uma dieta baseada em teleósteos pequenos e cefalópodes,com destaque para os peixes Aluterus sp., Balistessp. e Diodon sp., e para as lulas Illex argentinuse Chiroteuthis veranyi . A estimativa da fecundidade uterina de P. glauca , que apresenta desenvolvimento vivíparo placentário, foi de34,2 embriões/ovos por fêmea. Observou-se um sincronismo no desenvolvimento embrionário, mostrando que durante dezembro a abril (verão e outono), quando os embriões apresentavam de 3 a 12 cm CT, as fêmeas estavam em início de gestação; e por volta do mês de julho, quando os embriões estavam com 24 cm CT, as fêmeas estariam por volta do seu quarto mês gestacional. Esse sincronismo pode alterar-se devido à ocorrência de fêmeas com ovos implantados nosúteros de dezembro até julho do ano seguinte. Os resultados obtidos nesse trabalho sugerem queP. glauca utiliza a área estudada, tanto para gestação quanto para parto.Downloads
Publicado
2008-07-01
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).