STUDENTS’ VIEW OF REEF ENVIRONMENTS IN THE METROPOLITAN AREA OF RECIFE, PERNAMBUCO STATE, BRAZIL

Autores

  • Flávia Andréa Leal de Vasconcelos Pesquisadora-colaboradora do Laboratório de Ambientes Recifais da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, PE.
  • Fernanda Duarte Amaral Professor Associado 1 na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Bolsista de Produtividade de Pesquisa do CNPq.
  • Andrea Quirino Steiner Bióloga da Associação Pernambucana de Defesa da Natureza (ASPAN).

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v41i1.6082

Palavras-chave:

percepção ambiental, educação ambiental, ambientes recifais, ensinos fundamental e médio.

Resumo

Grande parte do litoral brasileiro apresenta ambientes recifais, importantes ecossistemas dos pontos de vista  ecológico e humano, mas sob contínuo processo de degradação. Um dos instrumentos para combater as ameaças aos recifes  é a educação ambiental (e acredita-se que a escola é um dos melhores locais para utilizá-lo), não sem antes realizar estudos  de percepção ambiental para caracterizar o grupo em foco. Este estudo objetivou analisar a percepção de alunos da Região  Metropolitana do Recife (PE) sobre os elementos que caracterizam a importância dos “ambientes recifais”, além de avaliar  instrumentos pedagógicos eficientes na sensibilização sobre este tema. Para tanto, foram aplicados questionários em duas  séries de três escolas públicas e três particulares antes e depois de uma intervenção pedagógica, totalizando 291 alunos  analisados. O questionário continha dez questões que abordavam diversos aspectos do ambiente recifal. Professores destas  turmas também foram entrevistados. Os resultados foram sistematizados e analisados qualitativa e quantitativamente.  Não houve distinção entre o conhecimento do tema e o tipo de instituição de ensino, sendo este geralmente pouco construído  em todas as escolas estudadas antes da intervenção. Contudo, a oficina dos cinco sentidos mostrou-se eficiente estratégia  pedagógica para o ensino das ciências.

Downloads

Publicado

2008-07-01

Edição

Seção

Artigos originais