STUDENTS’ VIEW OF REEF ENVIRONMENTS IN THE METROPOLITAN AREA OF RECIFE, PERNAMBUCO STATE, BRAZIL
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v41i1.6082Palavras-chave:
percepção ambiental, educação ambiental, ambientes recifais, ensinos fundamental e médio.Resumo
Grande parte do litoral brasileiro apresenta ambientes recifais, importantes ecossistemas dos pontos de vista ecológico e humano, mas sob contínuo processo de degradação. Um dos instrumentos para combater as ameaças aos recifes é a educação ambiental (e acredita-se que a escola é um dos melhores locais para utilizá-lo), não sem antes realizar estudos de percepção ambiental para caracterizar o grupo em foco. Este estudo objetivou analisar a percepção de alunos da Região Metropolitana do Recife (PE) sobre os elementos que caracterizam a importância dos “ambientes recifais”, além de avaliar instrumentos pedagógicos eficientes na sensibilização sobre este tema. Para tanto, foram aplicados questionários em duas séries de três escolas públicas e três particulares antes e depois de uma intervenção pedagógica, totalizando 291 alunos analisados. O questionário continha dez questões que abordavam diversos aspectos do ambiente recifal. Professores destas turmas também foram entrevistados. Os resultados foram sistematizados e analisados qualitativa e quantitativamente. Não houve distinção entre o conhecimento do tema e o tipo de instituição de ensino, sendo este geralmente pouco construído em todas as escolas estudadas antes da intervenção. Contudo, a oficina dos cinco sentidos mostrou-se eficiente estratégia pedagógica para o ensino das ciências.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).