AVALIAÇÃO DA VARIABILIDADE GENÉTICA DO VÍRUS DA INFECÇÃO HIPODERMAL E NECROSE HEMATOPOIÉTICA (IHHNV) NO CAMARÃO ROSA, Farfantepenaeus subtilis, INFECTADO EXPERIMENTALMENTE
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v41i1.6083Palavras-chave:
Farfantepenaeus subtilis, IHHNV, variabilidade genética, sequenciamento de DNA, carcinicultura.Resumo
As viroses são as patologias que causam maior impacto na carcinicultura e, consequentemente, os maiores prejuízos econômicosregistrados no setor. O Virus da Infecção Hipodermal e Necrose Hematopoiética Viral (IHHNV), apesar de ser considerado umpatógeno de baixo impacto em camarões da espécieLitopenaeus vannamei, pode trazer algumas implicações econômicas negativaspara a indústria camaroneira, como redução na taxa de crescimento e queda de produtividade. Um experimento realizado no Centrode Diagnóstico de Enfermidades de Organismos Aquáticos (CEDECAM, Labomar, UFC) incluiu a detecção do IHHNV por PCR, emcamarões da espécie nativaFarfantepenaeussubtilisinfectados experimentalmente per os. Durante a análise dos resultados ampliconsnão previstos foram observados. Tais amplicons poderiam ser gerados por modificações genéticas nos vírus ou por amplificações nãoespecíficas, caso em que a precisão do diagnóstico molecular poderia ser questionada. O presente trabalho teve como objetivo investigara variabilidade do IHHNV através do seqüenciamento dos amplicons produzidos. As seqüências produzidas foram comparadas comaquelas já publicadas, mostrando que não há variabilidade suficiente para comprometer os resultados do diagnóstico molecular porPCR. Os vírus encontrados foram ainda comparados com outros de diversas origens, mostrando maior similaridade com aquelesprovenientes do Havaí e Equador.Downloads
Publicado
2008-07-01
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).