AVALIAÇÃO DA VARIABILIDADE GENÉTICA DO VÍRUS DA INFECÇÃO HIPODERMAL E NECROSE HEMATOPOIÉTICA (IHHNV) NO CAMARÃO ROSA, Farfantepenaeus subtilis, INFECTADO EXPERIMENTALMENTE

Autores

  • Rubens Galdino Feijó Mestrando em Ciências Tropicais Marinha, Universidade Federal do Ceará Centro de Diagnósticos de Enfermidades de Organismos Aquáticos (CEDECAM)
  • Michel Toth Kamimura Núcleo de Genômica e Bioinformática (NUGEN) - Universidade Estadual do Ceará
  • Diana Magalhães de Oliveira Núcleo de Genômica e Bioinformática (NUGEN) - Universidade Estadual do Ceará
  • Raimundo Bezerra Costa Núcleo de Genômica e Bioinformática (NUGEN) - Universidade Estadual do Ceará
  • Manuel Antonio A. Furtado Neto Professor Adjunto, Departamento de Engenharia de Pesca, Instituto Ciências do Mar (LABOMAR/UFC)
  • Maria das Graças Lima Coêlho Centro de Diagnósticos de Enfermidades de Organismos Aquáticos (CEDECAM)
  • Rodrigo Maggioni Núcleo de Genômica e Bioinformática (NUGEN) - Universidade Estadual do Ceará, Faculdade de Educação Ciência e Letras do Central (FECLESC), Quixadá, CE-Brasil,

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v41i1.6083

Palavras-chave:

Farfantepenaeus subtilis, IHHNV, variabilidade genética, sequenciamento de DNA, carcinicultura.

Resumo

As viroses são as patologias que causam maior impacto na carcinicultura e, consequentemente, os maiores prejuízos econômicosregistrados no setor. O Virus da Infecção Hipodermal e Necrose Hematopoiética Viral (IHHNV), apesar de ser considerado umpatógeno de baixo impacto em camarões da espécieLitopenaeus vannamei, pode trazer algumas implicações econômicas negativaspara a indústria camaroneira, como redução na taxa de crescimento e queda de produtividade. Um experimento realizado no Centrode Diagnóstico de Enfermidades de Organismos Aquáticos (CEDECAM, Labomar, UFC) incluiu a detecção do IHHNV por PCR, emcamarões da espécie nativaFarfantepenaeussubtilisinfectados experimentalmente per os. Durante a análise dos resultados ampliconsnão previstos foram observados. Tais amplicons poderiam ser gerados por modificações genéticas nos vírus ou por amplificações nãoespecíficas, caso em que a precisão do diagnóstico molecular poderia ser questionada. O presente trabalho teve como objetivo investigara variabilidade do IHHNV através do seqüenciamento dos amplicons produzidos. As seqüências produzidas foram comparadas comaquelas já publicadas, mostrando que não há variabilidade suficiente para comprometer os resultados do diagnóstico molecular porPCR. Os vírus encontrados foram ainda comparados com outros de diversas origens, mostrando maior similaridade com aquelesprovenientes do Havaí e Equador.

Downloads

Publicado

2008-07-01

Edição

Seção

Artigos originais