AnÁlise ovAriAnA do AriAcó, lutjanus synagris (Actinopterygii: lutjAnidAe), e considerAções sobre suA reprodução no est Ado do ceArÁ
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v41i1.6087Palavras-chave:
ariacó, Lutjanus synagris, comprimento na 1ª. maturidade sexual, época de desova.Resumo
Alguns aspectos da biologia reprodutiva de fêmeas do ariacó, Lutjanus synagris, foram estudados com o objetivo de descrever macroscopicamente as gônadas, caracterizando seus estádios de maturação sexual e a organização histológica dos ovários, incluindo os estágios de maturação das células germinativas. Estas descrições dão suporte à aplicação de estudos de biologia pesqueira. Foram avaliadas macroscopicamente 272 fêmeas amostradas mensalmente na Enseada do Mucuripe, Fortaleza – CE, entre maio de 2000 e abril de 200, das quais foram selecionados 60 indivíduos para coletados ovários e caracterização histológica. Os estádios de desenvolvimento ovariano baseado na morfologia foram definidos como: A - imaturo, B - em maturação, C – maduro e D – esvaziado. As fases de desenvolvimento ovocitário foram assim definidas: ovogônia ou célula germinativa jovem, ovócito pré-vitelogênico, ovócito em vitelogênese final e ovócito maduro. O comprimento de primeira maturação sexual para fêmeas foi de 21,5 cm CZ e 23,4 cm CT. A espécie apresentou desovaparcelada, tendo um período de maior atividade reprodutiva entre os meses de janeiro e abril, e outro menos intenso, entre agosto e dezembro.Downloads
Publicado
2008-07-01
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).