TAMANHO NA PRIMEIRA MATURIDADE SEXUAL DAS RAIAS Dasyatis guttata E Dasyatis americana, NO LITORAL DO ESTADO DO CEARÁ
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v40i2.6106Palavras-chave:
raias, Dasyatis guttata, Dasyatis americana, reprodução, tamanho na primeira maturidade sexual.Resumo
As raias das espécies Dasyatis guttata e Dasyatis americana constituem importantes recursos das pescarias artesanais no Estado do Ceará. O objetivo geral deste trabalho foi estimar a largura média do disco (LD) na 1ª maturidade sexual da fêmea dessas espécies, com vistas ao uso das informações como subsídio para eventuais medidas de gerenciamento de sua exploração. As amostragens foram realizadas nos municípios de Fortaleza, Caucaia e Aquiraz, no Estado do Ceará, a partir das capturas com rededearrasto, rededeespera, linhademão e mergulho (arpão), nos anos de 1997, 1999, 2001 e 2003-2005. A análise dos dados permitiu a obtenção dos seguintes resultados: (a) a capacidade fisiológica de reprodução é atingida nas classes de 5060 cm LD e 6070 cm LD (macho) e 6070 cm LD e 8090 cm LD (fêmea), para D. guttata e D. americana, respectivamente; (b) os cláspers apresentam comprimentos médios de 11,2 e 11,8 cm em D.guttata e D. americana , valores que definem o tamanho médio na 1ª. maturidade funcional.Downloads
Publicado
2007-12-01
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).