AVALIAÇÃO DO PONTO DE EQUILÍBRIO E LUCRATIVIDADE APLICADOS A SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE CAMARÃO MARINHO, NO ESTADO DO CEARÁ, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v40i2.6110Palavras-chave:
carcinicultura, sistemas de produção, ponto de equilíbrio, lucratividade.Resumo
As exportações de camarão cultivado revolucionaram os índices da balança comercial brasileira de pescado, que passou a apresentar superávit a partir de 2001, com a consolidação do camarão cultivado brasileiro nos principais mercados mundiais. Com uma série de alterações ocorridas tanto em nível nacional quanto mundial, o cultivo de camarões no Brasil teve nos últimos três anos uma significativa queda em seus níveis de produção e lucratividade. Para continuarem competitivos os produtores necessitaram rever suas estratégias de planejamento e gestão dos custos de produção. A metodologia básica consistiu da estimaçãodos pontos de nivelamento e lucratividade através do tamanho mínimo de despesca para se obter lucro em sistemas de produção de camarões marinhos. O objetivo era demonstrar nas atuais situações de mercado quais seriam as melhores oportunidades de planejamento de produção para aumentar a lucratividade e as vantagens competitivas das unidades produtoras de camarão noEstado do Ceará. As unidades produtoras analisadas alcançariam o ponto de nivelamento com o peso mínimo de despesca de 9,56 g, e melhor lucratividade a partir de uma densidade média de 35 camarões/m². Recomenda-se a execução de estudos adicionais abordando a estabilidade econômica de futuros projetos de carcinicultura frente a fatores exógenos como preços de produto, insumos e taxas de juros, com vistas a disponibilizar informações ligadas às questões de planejamento e administração de sistemas de cultivo.Downloads
Publicado
2007-12-01
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).