INFLUÊNCIA DA LUZ NO COMPORTAMENTO ALIMENTAR DE Isaurus tuberculatus G RA y , 1828 (CNIDARIA: ZOANTHIDEA) EM CONDIÇÕES DE LABORATÓRIO
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v40i2.6112Palavras-chave:
Cnidaria, Zoanthidea, Isaurus tuberculatus, comportamento, biociclo.Resumo
Os zoantídeos são antozoários geralmente coloniais, interligados em sua região basal por um estolão. Eles são bastante comuns na região entre marés sendo um componente abundante de comunidades marinhas tropicais. A espécie Isaurus tuberculatus caracteriza-se por apresentar tubérculos na superfície do corpo e por ter os tentáculos completamente reduzidos, com uma mesogleiabastante espessa. Este trabalho teve como objetivo observar o comportamento alimentar de Isaurus tuberculatus em laboratório sob diferentes condições de luminosidade. Os animais foram separados em três grupos e mantidos em aquários aerados. No primeiro grupo os animais foram mantidos no escuro, no segundo grupo foram mantidos em aquários iluminados e no terceiro grupo foram submetidos ao ciclo claro/escuro natural, durante um período de oito dias. Depois foi realizado um outro experimento onde, os animais que estavam no escuro foram transferidos para aquários iluminados e vice versa durante um período de sete dias. Os resultados destesdois experimentos mostraram que a luz não foi o fator determinante no comportamento alimentar de Isaurus tuberculatus .Downloads
Publicado
2007-12-01
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).