ON THE OCCURRENCE OF SEVENGILL AND SIXGILL SHARKS (HEXANCHIFORMES: HEXANCHIDAE) OFF CEARÁ STATE, BRAZIL, WESTERN EqUATORIAL ATLANTIC
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v40i2.6113Palavras-chave:
Hexanchiformes, Heptranchias, Hexanchus, primeiro registro, Ceará.Resumo
O presente estudo teve como objetivo registrar a primeira ocorrência de tubarões da ordem Hexanchiformes ao largo da costa do Estado do Ceará. As capturas de hexanquiformes foram registradas durante cruzeiros de pesquisa e mo - nitoramento de desembarques da pesca artesanal e industrial, constando de 13 espécimes de um total de 1.937 tubarões. O esforço de amostragem cobriu a plataforma continental e talude ao largo do Ceará, em profundidades variando de 10 a 350 m. Estes são os primeiros dados sobre a ocorrência de tubarões abrangendo a zona mesopelágica da região. O presente estudo amplia a faixa de distribuição conhecida de hexanchiformes no Brasil. O padrão observado de estratificação de pro - fundidade de ocorrência de hexanquiformes ao largo do Ceará enfatiza a necessidade de pesquisas em águas profundas que permitirão um conhecimento mais completo da fauna de elasmobrânquios dessa região.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).