A ICTIOFAUNA DEMERSAL DE ÁREAS COM DIFERENTES NÍVEIS DE OCUPAÇÃO HUMANA, NO ESTUÁRIO DE PARANAGUÁ
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v40i2.6116Palavras-chave:
peixes demersais, estuário de Paranaguá, qualidade ambiental, Paraná.Resumo
A relação direta e indireta entre as comunidades ictiofaunísticas e os impactos humanos nos estuários reforçam a escolha deste grupo taxonômico como um indicador biológico. Nesse sentido, este trabalho procurou identificar alterações na estrutura da ictiofauna de duas baías do estuário de Paranaguá, Estado do Paraná, com diferentes níveis de ocupaçãohumana. As curvas de abundância de espécies ranqueadas mostraram alta dominância daquelas relacionadas à captura de agregados de Cathorops spixii, Pomadasys corvinaeformis e Genidens genidens. As curvas de K-dominância mostraram uma menor diversidade na Baía de Paranaguá em agosto e dezembro, enquanto que em fevereiro e junho adiversidade foi menor na região das Laranjeiras. As curvas de abundância e biomassa (ABC) mostraram configurações de área poluída e não poluída nas Laranjeiras e Paranaguá em diferentes épocas do ano, porém estas inversões podem não estar associadas aos níveis de degradação ambiental. Em todos os meses de coleta, tanto a análise de ordenamento (MDS) como a de similaridade (ANOSIM) não mostraram diferenças significativas na composição ictiofaunística das duas áreas. A inexistência de um padrão definido não permitiu identificar nenhuma tendência que pudesse ser relacionada com a qualidade ambientalDownloads
Publicado
2007-12-01
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).