THE OSWALDO CRUZ INSTITUTE MOLLUSK COLLECTION: IMPROVEMENTS ON DIVERSITY AND INFRASTRUCTURE OVER THE LAST YEARS

Autores

  • Suzete Rodrigues Gomes Laboratório de Referência Nacional para Esquistossomose-Malacologia, Instituto Oswaldo Cruz, FIOCRUZ.
  • Monica Ammon Fernandez Laboratório de Referência Nacional para Esquistossomose-Malacologia, Instituto Oswaldo Cruz, FIOCRUZ.
  • Elizangela Feitosa da Silva Laboratório de Referência Nacional para Esquistossomose-Malacologia, Instituto Oswaldo Cruz, FIOCRUZ.
  • Alessandra da Costa Lima Laboratório de Referência Nacional para Esquistossomose-Malacologia, Instituto Oswaldo Cruz, FIOCRUZ.
  • Silvana Carvalho Thiengo Laboratório de Referência Nacional para Esquistossomose-Malacologia, Instituto Oswaldo Cruz, FIOCRUZ.

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v49i0.6128

Palavras-chave:

caracóis, lesmas, bivalves, Malacologia Médica.

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar a Coleção de Moluscos do Instituto Oswaldo Cruz (CMIOC) em relação à diversidade das famílias e à distribuição geográfica dos lotes, além de divulgar as melhorias na sua infraestrutura ao longo dos últimos anos. Atualmente possui 10.102 lotes de gastrópodes de água doce (17 famílias; incluindo síntipos e topótipos) e terrestres, além de bivalves. Planorbidae é a família mais representada (6.330 lotes), sendo Biomphalaria straminea a espécie com maior número de lotes (1.084 lotes), seguida de B. glabrata (612 lotes) e B. tenagophila (581 lotes). A segunda família mais representada é Ampullariidae (1.255 lotes). Embora a CMIOC possua apenas 181 lotes de gastrópodes terrestres, há exemplares de 23 famílias, sendo Subulinidae (59 lotes), Bulimulidae (16 lotes) e Succineidae (24 lotes) as mais bem representadas. A CMIOC possui exemplares de um total de 61 países, principalmente do Brasil (8.760 lotes), provenientes de todos os 26 Estados brasileiros, além do Distrito Federal. Dentre os estados, o mais bem representado é o Rio de Janeiro, com amostras de todos os 92 municípios (1647 lotes). Melhorias na infraestrutura incluem novas salas, armários, equipamentos e pessoal, obtidos através do comprometimento institucional e de aporte de recursos financeiros, tanto institucional quanto externo. A CMIOC tem notoriamente desempenhado um papel importante na Malacologia, principalmente para a saúde pública e a biodiversidade, tendo um grande potencial para expandir e contribuir para outras diversas áreas do conhecimento.

Downloads

Publicado

2017-02-13

Edição

Seção

Artigos originais