AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE BACTÉRIAS PARA DEGRADAR DERIVADOS DO PETRÓLEO E PRODUZIR BIOSSURFACTANTES

Autores

  • Inês Maria Cals Theophilo Maciel Bióloga da Secretária de Educação do Ceará, Professora do Colégio Militar de Fortaleza.
  • Vânia Maria Maciel Melo Professora Adjunto do Departamento de Biologia, Universidade Federal do Ceará, Campus do Pici, Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v40i1.6137

Palavras-chave:

bactérias, Acinetobacter spp., Bacillus spp., degradação de petróleo, produção de biossurfactantes.

Resumo

O presente trabalho descreve os resultados da avaliação de duas cepas de bactérias isoladas a partir de um e uente contaminado com óleo, para degradar derivados de petróleo e produzir biossurfactantes, preliminarmente identi cadas como Acinetobacter spp. e Bacillus spp. A capacidade biodegradativa foi avaliada cultivando-as em meio mineral mínimo contendo glicerol, gasolina, querosene ou diesel como única fonte de carbono e energia. As duas bactérias degradaram o glicerol, a gasolina, o querosene e o diesel, e produziram biossurfactantes. De maneira geral as bactérias mostraram melhor e pior desempenhos na presença de glicerol e diesel, respectivamente. Bacillus spp. praticamente não cresceram e não produziram biossurfactantes quando cultivados em meio com diesel, sobrevivendo, contudo, na forma de esporos. A suplementação dessa cultura com extrato de levedura 0,04% promoveu crescimento e produção de biossurfactantes, atingindo um percentual de 95% de emulsi cação. As bactérias mostraram-se susceptíveis ao calor, sendo destruídas sob uma temperatura de 46 ºC, em 1 mg/L de hopoclorito de sódio e pH abaixo de 5.0, mas resistiram a 5% de NaCl, uma característica desejável para utilização dessas cepas em situações de biorremediação de ambientes marinhos contaminados com óleo.

Downloads

Publicado

2007-07-01

Edição

Seção

Artigos originais