ANALYSIS OF MARINE CATCHES OFF THE STATE OF SERGIPE (1950-2010)
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v49i1.6167Palavras-chave:
Estado de Sergipe, pesca comercial, desembarques, pesca artesanal, pesca amadora, descartesResumo
O estado de Sergipe não dispõe de uma versão eletrônica oficial do banco de dados de estatística de captura disponível em boletins nacionais impressos. Assim, o objetivo desse trabalho foi atualizar a parte referente ao estado de Sergipe de um banco de dados nacional eletrônico reconstruído, a fim de obter uma série histórica para 1950-2010, analisando a composição da captura com maior resolução taxonômica e estimando componentes ausentes da pesca. As capturas totais reconstruídas foram sempre mais elevadas do que as originais e indicaram um aumento nas capturas de 1950 a 1979. Nas décadas de 1980 and 1990, foi observada uma estabilização nas capturas, e uma queda de 2005 a 2010. As capturas foram extraídas quase exclusivamente pela frota artesanal. A melhor resolução taxonômica permitiu a identificação das seguintes espécies com as de maiores capturas em 2010 : Xiphopenaeus kroyeri, Mugil curema, Ucides cordatus, Goniopsis cruentata e Macrodon ancylodon . As capturas para essas espécies representaram cerca de 50% do total extraído em Sergipe em 2010. Capturas recreativas foram estimadas em 16 t em 2010, e descartes anuais em 818 t nas décadas de 1980 e 1990. Capturas ornamentais e de subsistência não foram estimadas. Nossa análise indicou que perdas taxonômicas foram observadas em duas etapas: quando dados locais são incorporados em um banco nacional e posteriormente, de um banco nacional para um internacional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).