ANÁLISE DA PRODUÇÃO PESQUEIRA DE ELASMOBRÂNQUIOS NO ESTADO DO CEARÁ, BRASIL, DE 1991 A 2003

Autores

  • Manuel Antonio A. Furtado Neto Professor Adjunto do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Ceará, e Pesquisador do Instituto de Ciências do Mar. Avenida da Abolição 3207, Meireles, 60.185-000, Fortaleza, Ceará.
  • Francisco Valmir Paula Barros Júnior Engenheiro de Pesca, Graduado pelo Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Ceará.

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v39i1-2.6378

Palavras-chave:

Elasmobrânquios, produção pesqueira, Estado do Ceará

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar a produção total de Elasmobrânquios, com base nos dados do Boletim Estatístico da Pesca Marítima e Estuarina do Ceará, Brasil (ESTATPESCA), quanto à época do ano, município e tipo de embarcações utilizadas na sua captura, de 1991 a 2003. Nesse período, a produção total atingiu 7.642,5 t, com média anual de 587,9 t. A produção total de raias foi superior à de tubarões, provavelmente devido à sua maior biomassa no Estado do Ceará. Os Elasmobrânquios foram mais capturados durante os quatro primeiros meses do ano, devido ao maior esforço de pesca empregado nas pescarias de outros recursos pesqueiros durante o defeso da lagosta, que ocorre de janeiro a abril. A produção decresceu bruscamente de maio a agosto, período em as embarcações se dedicam mais à pesca da lagosta. Nos meses de setembro a dezembro, a produção de  Elasmobrânquios voltou a crescer devido à escassez da lagosta após quatro meses de pesca. Camocim foi o município que apresentou o maior volume de produção de Elasmobrânquios, provavelmente por deter um elevado número de embarcações que realizam vários tipos de pescaria. As embarcações artesanais foram as mais eficientes na captura de Elasmobrânquios, já que poucas embarcações industriais se dedicam à captura esses recursos, sendo incluídos como fauna acompanhante da pesca de outros peixes de importância econômica no Estado do Ceará

Downloads

Publicado

2017-02-06

Edição

Seção

Artigos originais