OCCURRENCE AND DOMINANCE OF AN INVASIVE TOXIN PRODUCING MARINE CYANOBACTERIA INTO MANGROVE ENVIRONMENT OF THE POTENGI RIVER ESTUARY, IN NATAL, RIO GRANDE DO NORTE STATE, BRAZIL
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v38i1-2.6387Palavras-chave:
Nodularia sp., espécie tóxica invasiva, Rio Potengi, Rio Grande do Norte.Resumo
Este trabalho visa registrar em uma análise geral da comunidade fitoplanctônica do estuário do rio Potengi em Natal/RN e a ocorrência e dominância das espécies invasivas do Mar (HAB) do grupo cianbacteérias, Nodularia sp. O estuário do rio Potengi foi severamente impactado nos últimos anos, provocando uma queda acentuada na diversidade do fitoplâncton, aumento da clorofila e ocorrência e persistência de espécies Nodularia sp. Uma estação fixa foi escolhida durante todo o período do estudo, localizado próximo a Base Naval. O período entre 1990-1997 e outro entre 2000-2001, que representam o período antes e após a perturbação ambiental do ecossistema manguezal do rio Potengi. Os dados sobre temperatura, salinidade, nutrientes inorgânicos, grau de esgoto doméstico, desmatamento do mangue, índice de diversidade, dominância e concentrações da clorofila foram computados para análise estastística. Os resultados indicaram a redução significativa da diversidade do fitoplâncton e a extinção de espécies de diatomácea. A condição favorável do crescimento e o afloramento de espécies da cianobactéria tóxica Nodularia sp. e mortalidade dos peixes foram investigadas. Finalmente, o mecanismo do afloramento foi discutido.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).