INATIVAÇÃO DE Vibro colerae SOB A AÇÃO DOS ÁCIDOS ACÉTICO E CÍTRICO

Autores

  • Hauston Barbosa de Almeida Engenheiro de Pesca.
  • Regine Helena Silva dos Fernandes Vieira Instituto de Ciências do Mar, Universidade Federal do Ceará, Av. da Abolição, 3207, Fortaleza, CE 60165-081.
  • Antonio Adauto Fonteles Filho Bolsista-pesquisador do CNPq no Instituto de Ciências do Mar, Universidade Federal do Ceará, Av. da Abolição, 3207, Fortaleza, CE 60165-081.
  • Leyla Maria de Oliveira Barros Engenheiro de Pesca.
  • Silvana Saker Sampaio Departamento de Engenharia de Pesca, Universidade Federal do Ceará, Campus do Pici, Fortaleza, CE 60451-970.

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v38i1-2.6394

Palavras-chave:

Vibrio cholerae, ácido acético, ácido cítrico, inativação.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo geral avaliar a inativação de Vibrio cholerae pelos ácidos cítrico e acético. Na primeira etapa foi testada a resistência de cepas de V. cholerae O1 Inaba, puras, cultivadas em TSB 1% NaCl, ao contacto com soluções aquosas desses ácidos nas concentrações de 0,1 a 1,0%. Não foram recuperadas células viáveis do vibrião colérico em nenhuma das concentrações dos dois ácidos testados. Na segunda etapa da pesquisa foram contaminadas amostras de camarões marinhos com ̃107 células de dessa bactéria por mL. Posteriormente, subamostras de 25g de camarão foram tratadas com suco de limão puro, vinagre de vinho tinto, solução aquosa de ácido acético a 4% e ácido cítrico a 7%. Decorrido o tempo de contacto dos camarões com a cultura de V. cholerae (15 min.), foram efetuados testes de CPP em TCBS. Verificou-se que nenhuma das soluções utilizadas pôde inativar V. cholerae enquanto contaminante de camarões.

Downloads

Publicado

2017-02-09

Edição

Seção

Artigos originais