STOMACH CONTENTS OF Galeocerdo cuvieri AND Carcharhinus plumbeus (ELASMOBRANCHII : CARCHARHINIDAE) CAUGHT OFF PARAÍBA STATE, BRAZIL
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v38i1-2.6401Palavras-chave:
Carcharhinidae, dieta alimentar, diversidade de presa.Resumo
Conteúdos estomacais de tubarões das espécies Galeocerdo cuvieri e Carcharhinus plumbeus, provenientes do município de Cabedelo, Paraíba, Brasil, foram analisados. No total, nove itens alimentares foram encontrados, pertencentes a se os grupos de presas, incluindo cefalópodos elasmobrânquios e teleósteos, considerados comuns e abundantes na costa do Nordeste. No conteúdo estomacal de G. cuvieri foram encontrados uma raia do gênero Dasyatis, um crânio de Ariidae, três dentições de Diodon sp., e um espécime de Balistes vetula, além de três parasitas nematodos e fragmentos de plantas aquáticas. Nos conteúdos estomacais de C. plumbeus foram encontrados dois pares de bicos de Octopus vulgaris, e dentição e escamas de Saparisoma sp. Os resultados obtidos nesse trabalho poderão contribuir para o conhecimento da biologia destas espécies na costa brasileira.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).